Planos de Aula de acordo com BNCC


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Uma das grandes mudanças para a Educação Física no Ensino Fundamental é sua inclusão na área de Linguagens. A Educação Física, além do aspecto físico, passa a fazer um importante papel no desenvolvimento sociocultural dos alunos.

A Base Nacional Comum Curricular, sugere que o aluno experiencie uma variada vivência de práticas corporais, pois cada prática possibilita que ele tenha acesso a uma dimensão de conhecimentos e experiências. No Ensino Fundamental, a Educação Física conecta as dimensões do conhecimento a objetivos procedimentais (fazer a prática), conceituais (compreensão do que é a prática), e atitudinais (conviver e saber ser). O professor deve estar atento para envolver esses objetivos no planejamento.

Curso Base Nacional Comum Curricular - Educação Física

Ao planejar as aulas, o professor pode buscar alternativas para propiciar vivências diferentes aos educandos, isso é possível do ponto de vista da BNCC, que também enfatiza a importância dos alunos vivenciarem o maior número de práticas possíveis, sendo principalmente preparados para aceitar as diferenças que estas abrangem.

Para nortear o trabalho dos educadores, os conteúdos da Educação Física no Ensino Fundamental são divididos em seis unidades temáticas. Confira agora cada uma delas e como podem ser abordadas no plano de aula:


1 – Esportes


Inclui as manifestações formais e informais. Na BNCC as modalidades esportivas foram divididas em 7 categorias de acordo com critérios como: objetivos táticos, desempenho motor, interação com adversários e cooperação.



As categorias são:


Marca: esportes em que o resultado é medido de acordo com o tempo, peso ou distância. Ex: Atletismo.
Técnico combinatório: a disputa é de acordo com a qualidade do movimento, de acordo com os critérios estabelecidos. Ex: Ginástica rítmica, ginástica artística.
Precisão: o objetivo é acertar um alvo específico. Ex: Boliche, tiro ao alvo.
Territorial: esportes em que uma equipe precisa levar um objeto ao espaço da equipe adversária. Ex: Futebol, Basquete.
Combate: esportes de luta. Ex: Boxe, karatê.
Campo e taco: o objetivo é rebater a bola o mais distante possível para ocupar território. Ex: Beisebol.
Rede: o objetivo é lançar a bola à quadra adversária. Ex: Vôlei

Ao incluir os esportes no planejamento, o professor não pode esquecer do aquecimento, para que os alunos não se machuquem durante a prática.

O professor pode incluir, filmes que envolvam os esportes abordados na aula e mediar discussões sobre a história dos esportes, aspectos culturais dos países em que são mais praticados.

2 – Danças


Inclui as modalidades individuais e também em grupo. A dança é uma atividade democrática, promove a interação, processo criativo e a autonomia dos alunos, inclusive alunos com deficiência. O importante é orientar os alunos quanto ao movimento, para que eles desenvolvam a consciência corporal e entendam como o corpo se relaciona com o espaço e com os outros.

Uma atividade bem interessante, é fazer uma listagem junto aos alunos das danças típicas do Brasil. Pode ser feita uma votação, e a turma irá ensaiar a mais votada. O professor pode levar para as aulas vídeos sobre a cultura do estado em que a dança escolhida surgiu e promover debates sobre a importância de se manter viva a cultura do país.


3 – Lutas

Inclui as tradicionais do Brasil como a capoeira e também de outros países, como é o caso do Judô. As lutas são esportes carregadas de valores, o benefício não é apenas físico, mas também mental e espiritual.

Uma atividade com Karatê, pode levar para a sala de aula uma reflexão sobre como a prática desse esporte é importante para o desenvolvimento integral do praticante. A cultura ligada ao esporte e a filosofia tornam a discussão ainda mais interessante.


4 – Ginásticas

Inclui a ginástica geral, que conhecemos com acrobacias, a ginástica de condicionamento físico, como é o caso da laboral, e a ginástica de conscientização, caracterizada por movimentos mais suaves, como é o caso da yoga.

Uma boa atividade é que a turma experimente movimentos básicos da ginástica, como saltos e giros. Pode ser realizada individualmente e também em grupo. Utilizando os procedimentos de segurança e respeitando os limites do próprio corpo e também do corpo do outro.

5- Jogos e brincadeiras


São atividades com limite de tempo e espaço, com regras estabelecidas e o que é mais importante: a apreciação do ato de brincar. Os jogos e brincadeiras possuem sua própria finalidade e por isso devem ser estudados.

A BNCC ressalta a importância da igualdade entre todos os jogos e brincadeiras, incluindo os jogos indígenas, para que os alunos tenham a oportunidade de conhecer diferentes valores e contextos culturais.

Uma boa atividade, é apresentar para a turma brincadeiras regionais e pesquisar a origem de cada uma. Uma outra atividade interessante é a confecção de brinquedos feitos com material reciclado.


6 – Práticas corporais de aventura

Atividades em que os participantes superam um ambiente desafiador. São divididas em práticas da natureza, como o arborismo, e práticas no ambiente urbano, como o skate.

Uma boa atividade na escola, é pedir que os alunos que possuem skate e material de segurança levem para a aula, e promover um debate sobre o movimento cultural, música e vocabulário que envolve esse esporte.




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